Home Nossa História

Nossa História

por admin

A história da FEMACO se inicia com a sua fundação no primeiro dia do mês de maio de mil e novecentos e noventa e dois, tendo como a sede provisória na cidade de São Paulo – Estado de São Paulo, à Rua Baronesa de Itu, número duzentos e setenta e cinco – Santa Cecília, Com o primeiro logo a lado.
A partir 1994 com apenas um sindicado filiado, a FEMACO começou exercer a função e trabalhar na organização dos sindicatos de sua categoria. Em 1995 com menos de 15 meses de funcionamento compraram a sede própria, situada na Rua Major Quedinho numero trezentos – Bela Vista/SP. Essa estrutura reforçou e aperfeiçoou os seus serviços às entidades filiadas. Passaram a atender nas áreas de comunicação, jurídico, segurança e medicina no trabalho, departamento econômico, departamento de concorrências publicas e etc.
Foi criada, também, em 1995 a Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora em Asseio e Conservação, nesse mesmo ano foram realizadas varias negociações coletivas com resultados altamente positivas aos trabalhadores.

No ano seguinte, 1996, houve um aumento de 46% no número de sindicatos filiados, chegando ao final do ano com 22 filiados contra 15 de 1995. Devido aumento da categoria a nível nacional, nasce então a FENANSCON – Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes. Sendo uma entidade sindical sem fins lucrativos, com abrangência em todo o território nacional, criada para fins de estudo, coordenação, defesa e legal representação da categoria profissional perante às autoridades legislativas, executivas, judiciárias e administrativas, bem como, as entidades privadas e demais segmentos da sociedade, primando pela liberdade, autonomia sindical e a solidariedade profissional.

Em 1997 a FEMACO desprendeu esforços, efetivou e realizou, juntamente com a Secretaria do Trabalho e Relação do Emprego do Estado de São Paulo, os cursos de Qualificação e Requalificação Profissional, o que veio acrescentar subsídios a via de centenas de trabalhadores, e assim abrindo novas oportunidades de trabalhos.

Em 1998 inicia a secretaria da mulher da FEMACO, com o objetivo de concentrar o posicionamento único nas questões da mulher trabalhadora do asseio e aproximar as lideranças em nível estadual, buscando ações, bem como unificar idéias e soluções quanto ao diversos problemas das mulheres da categoria de asseio. O que permitiu também um maior entrosamento entra as secretarias e departamentos das mulheres em entidades sindicais. Ampliando a participação social a FEMACO, consolidou o que internamente chamamos de Sindicalismo Cidadão. Ou seja, a FEMACO está liderou um movimento de ampliar as conquistas sindicais e leva-lás para onde os trabalhadores moram, nos bairros periféricos das grandes cidades. A partir daí dessa decisão a FEMACO se inseriu nos movimentos populares das zonas leste, norte e sul se integrando aos movimentos de associações de bairro, divulgando mensagens, cursos e palestras sobre direitos e cidadania. Para minorar a crise de emprego, a FEMACO investiu pesado na estruturação de uma bolsa de empregos, utilizando mídia eletrônica (rádio) e jornais, conseguindo a recolocação de mais de 18 mil trabalhadores em 1998.

Com cinco anos de existência, em 1999 a FEMACO quadriplicou o volume de trabalhos prestados aos sindicatos filiados e a categoria.

A categoria de “SERVIÇOS”, no ano de 2000, passou a ser representada pela FEMACO, houve, então, alterações na razão social e em seu logo.

Também, no ano de 2000, por meio de sua Convenção Coletiva de Trabalho a FEMACO junto com os sindicatos da sua categoria fez um convenio com a UPS – Uma Assistência Social prestada pelos Sindicatos aos seus trabalhadores, não tem caráter securitário e é patrocinada pelas entidades sindicais laborais e patronais justamente para suprir as deficiências dos sistemas de seguros e previdenciários existentes, pois, sendo o trabalhador vítima de infortúnio que lhe cause a morte ou incapacidade para o trabalho, ele próprio e sua família, conforme o caso necessita além das providências urgentes e inadiáveis que a assistência providencia, de auxílio financeiro imediato para atender necessidades básicas como contas de luz, água, gás, condução, alimentação, higiene, remédios, aluguel de camas hospitalares, etc, até que as burocracias trabalhistas sejam resolvidas.
Em 2001 foi criado o G.A.S – Grupo de Ação Sindical, que é um projeto idealizado, para auxiliar a entidade pertencentes ao Grupo de filiados à FEMACO, com intenção de fortalecer cada vez mais as Entidades Sindicais.

Em 2002 a FEMACO Filia-se a SDS – Social Democracia Sindical, trazendo mais força para juntos lutar para obter mais benefícios à categoria.

A FEMACO inaugurou em Bertioga, a nova colônia de férias da categoria batizada de “Pé na Areias”, com 21 apartamentos equipados para receber em um só fim de semana cerca de 100 trabalhadores. Que contou com a participação financeira de todos os seus sindicatos. Também em 2003 a FEMACO fez valer a Lei para aterro sanitários e triagens de lixo.

Em 2004 a Secretaria de Formação da FEMACO – SEFOR encabeçou a campanha de valorização da categoria de Asseio e Conservação em todo o Estado de São Paulo.

Em busca de oferecer mais um beneficio ao trabalhador, em 2006 foi criado o CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL AIDA VISCONDE BASTOS, que a partir de 2008 de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, passou a ser uma escola. O Centro atende filhos de associados que prestam serviços nas áreas de asseio e conservação, lava – rápido bombeiro civil e lavanderia com capacidade para atender 60 crianças de 02 a 05 anos.

Também em 2006 a categoria conseguiu eleger um representante dentro do Congresso Nacional. O presidente da FEMACO, Roberto Santiago foi eleito a Deputado Federal.

Em 2008 a FEMACO filia-se com a nova central, que foi formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores – CGT, Social Democracia Sindical – SDS, Central Autônoma de Trabalhadores – CAT e de um amplo grupo de sindicatos independentes. A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores que se realizou nos dias 19, 20 e 21/07/07 em São Paulo, Capital, e reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores.
No ano de 2010 a FEMACO, encerrou o ano com 27 sindicatos filiados. Nas áreas de Asseio, Conservação, Áreas Verdes concluíram o ano com 250.000,00 mil trabalhadores, Lava rápido com 30.000,00 mil trabalhadores, Bombeiro Civil/SP 10.000,00, Lavanderias 20.000,00 mil trabalhadores.

Este site utiliza cookies para fornecer uma melhor experiência para seus visitantes. Aceitar Política de privacidade

Política de Privacidade e Cookies
Abrir bate-papo
Siemaco Itanhaém e Região
Olá! Agradecemos o seu contato!
Como podemos ajudar?